Notícias

5 dicas para escolher a escola infantil do seu filho

Escola_ludica_educacao_infantil_porto alegre_escolha

Colocar o filho numa escola de educação infantil é sempre um momento delicado para os pais. É um momento de ruptura, um dos primeiros sinais de independência social das crianças. Por isso mesmo, é importante que os pais dediquem tempo para esse escolha e procurem informações a respeito da escola que abrigará seu filho nos próximos anos. Estando de acordo com o método educacional – que vale uma pesquisa prévia para ver qual modelo melhor se adapta ao que se almeja para o filho – existem outros critérios que precisam ser levados em consideração. Para ajudar, listamos os cinco principais pontos que você deve avaliar ao escolher uma escolinha infantil:

Localização: muito tempo no trânsito estressa as crianças e, por isso, o ideal é que a escolinha seja próxima da sua casa. Além disso, em casos de emergência, como uma possível febre no meio do dia, fica mais fácil levá-la para casa com tranquilidade e rapidez. Algumas mães, porém, preferem ter a escola perto do local de trabalho, justamente para atender a criança com rapidez caso seja necessário. Mas daí é necessário avaliar se o tempo gasto no trânsito compensa e o desgaste do pequeno compensam.

Profissionais capacitados: mesmo que seu filho ainda seja um bebê, ele precisa fazer atividades recreativas, que tenham como objetivo ajudar no seu desenvolvimento motor e social. Optar por uma escolinha que trabalhe apenas com pedagogos, mesmo no berçário, é fundamental. Esses profissionais são treinados para identificar possíveis lacunas e auxiliar no desenvolvimento infantil de acordo com a idade da criança.

Visite a escola e conheça outros pais: nada melhor do que ver de perto a estrutura e o astral da escolinha. Ao visitar o local, você poderá conhecer as salas, os equipamentos mas, principalmente, a forma como as crianças convivem com os professores e com os outros alunos. Quanto mais felizes e integradas, melhor. Da mesma forma, vale conversar com outros pais para saber sobre o dia a dia escolar.

Alimentação: Procure informações sobre o cardápio da escola. Alimentação saudável é um hábito que se aprende desde pequeno e, se você quer uma alimentação equilibrada para seu filho, procure locais que tenham essa mesma filosofia. Lanches e refeições principais devem ser diversificados e apetitosos e, preferencialmente, elaborados por um nutricionista.

Atividades extras: Musicalização, informática, inglês, ballet. As atividades são inúmeras e cada uma delas tem um objetivo pedagógico específico. Porém, elas não podem sobrecarregar as crianças, sob pena de prejuízos no aprendizado. Nesse caso, bom senso é fundamental.

Ainda tem dúvidas? Fale com a nossa coordenação pedagógica ou marque uma visita à Escola Lúdica. Nosso projeto pedagógico foi especialmente criado para auxiliar seu filho nas diversas etapas de desenvolvimento tendo por base uma abordagem que privilegia a comunicação e a representação simbólica. Através do encorajamento das diversas formas de expressão, criamos um ambiente propício ao crescimento e evolução das crianças de zero a cinco anos de idade. Fale com a gente e marque seu horário: 51 9844-8212.