A Escola

a-escola2

Proposta pedagógica

Desenvolvemos o nosso trabalho dentro da Pedagogia de Projetos, onde incluímos os conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter.

Nossa ação pedagógica está baseada em uma rotina diária, determinando horários para as atividades de cada dia. Isto é importante pois as crianças aprendem a antecipar eventos futuros através de regularidades das ocorrências diárias. A rotina representa também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas. A apresentação de novos conteúdos requer sempre diferentes estruturas didáticas, desde contar uma nova história, propor uma técnica diferente de desenho até situações mais elaboradas.

carrinho

Atividades curriculares

  • Oficina de Linguagem: Espaço organizado por uma fonoaudióloga, para se estimular, de uma forma lúdica, tanto a compreensão como a expressão da linguagem, desde o Bercário até o Jardim B, visando a prevenção de possíveis alterações de linguagem.
  • Oficina do Movimento: Atividade realizada por um educador físico que trabalha através de jogos e brincadeiras a imagem corporal, a relação do corpo no espaço, a expressividade corporal.
  • Música: Na Lúdica, as atividades de musicalização têm como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, a sensibilidade, criatividade, ritmo, o prazer de ouvir uma música, a imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, socialização e afetividade, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo.
  • Inglês: Através do ensino da língua inglesa, a Lúdica proporciona aos seus alunos, o passaporte para a inserção no mundo globalizado.
    Informática: Além de noções de como usar o PC, manuseio do mouse e teclado, ampliando a coordenação motora fina, o trabalho desenvolvido nas aulas de informática será uma continuidade do trabalho desenvolvido em sala de aula, possibilitando às crianças aprofundar, reelaborar ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e os objetivos a serem atingidos em sua turma.
  • Informática: Além de noções de como usar o PC, manuseio do mouse e teclado, ampliando a coordenação motora fina, o trabalho desenvolvido nas aulas de informática será uma continuidade do trabalho desenvolvido em sala de aula, possibilitando às crianças aprofundar, reelaborar ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e os objetivos a serem atingidos em sua turma.
  • Clubinho do Dente: Atividade elaborada e executada por uma dentista, tem por finalidade despertar o interesse para a saúde bucal, através de ações educativas que promovam: entender a importância dos dentes e como cuida-los; conhecer os malefícios de hábitos que comprometem a saúde bucal; aprender a evitar as cáries e doenças da gengiva; desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis; aprender a correta escovação dos dentes uso de fio e pasta de dentes.

Atividades extra-curriculares

Ballet e capoeira.