Notícias

Qual a melhor idade para colocar seu filho na escola de educação infantil?

bercari_escola Ludica

Decidir com qual idade o bebê deve ir para a escola de educação infantil gera muitas dúvidas nos pais. Afora a angústia e culpa – especialmente daqueles pais de primeira viagem -; esse é um momento importante na vida da criança. A lei obriga a matrícula na rede de educação infantil a partir dos 4 anos mas, antes de mais nada, o que vai determinar o momento é a necessidade da família. “Muitas mães, logo quando terminam a licença maternidade, precisam colocar seus filhos na escolinha para que possam voltar a trabalhar. Não há escolha nesse caso e não pode haver culpa também”, enfatiza Luciane Azevedo, pedagoga e diretora da Escola Lúdica.

Para acertar na escolha, os pais precisam pesquisar e conhecer bem o local onde o filho irá ficar. É preciso lembrar também que, mesmo no berçário, as crianças não vão para a escola de educação infantil apenas para serem cuidadas, vão também para aprender e se desenvolver. Por isso, é importante analisar a proposta pedagógica da escola e estar atento a algumas questões, como o fato de todos os professores terem formação em pedagogia. “Isso faz com que o estímulo ao desenvolvimento da criança seja mais completo. O ambiente escolar traz um crescimento importante para a criança, que aprende a conviver em grupo, a esperar, a dividir”, explica Luciane.

Independente da idade em que seu filho seja matriculado, o que importa mesmo é que as atividades propostas tenham certa flexibilidade para não estressar as crianças, mas que imprimam noções de rotina como a hora do lanche e da soneca, por exemplo. “Aqui na Lúdica trabalhamos através da pedagogia de projetos. As crianças são desafiadas a encontrar, de forma leve e didática, a soluções dos problemas propostos. Elas constroem a solução para cada situação”, finaliza Luciane.

Quer saber mais sobre o dia-a-dia da Lúdica? Marque sua visita e conheça nossa estrutura e converse com a nossa coordenação. Nosso projeto pedagógico foi especialmente criado para auxiliar seu filho nas diversas etapas de desenvolvimento tendo por base uma abordagem que privilegia a comunicação e a representação simbólica. Através do encorajamento das diversas formas de expressão, criamos um ambiente propício ao crescimento e evolução das crianças de zero a cinco anos de idade. Fale com a gente e marque seu horário: 51 9844-8212.