Regulamento Escolar

1.Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min.

1.1.A Lúdica não funcionará em dias de feriado. Em outras datas em que a escola não realizar atividades, os pais e responsáveis serão previamente comunicados.

1.2.Turnos: a Lúdica oferece três modalidades de horário:

– Turno Integral: das 7h30min às 19h30min
– Turno Semi-Integral: das 10h30min às 19h30min
– Turno Manhã: das 7h30min às 13h
– Turno Tarde: das 13h30min às 19h30min

1.3 Hora Extras: considera-se hora extra o tempo que a criança permanecer no estabelecimento, antes ou após o seu turno.

1.3.1 Se uma criança frequentar, além do seu turno, mais de oito (8) horas no mês, automaticamente será cobrado, no mês seguinte, o valor do turno de maior permanência.

1.3.2 As horas extras devem ser pagas com a mensalidade do mês seguinte, sendo incluído no boleto bancário.

1.3.3 Não existe compensação, nem troca de horário, turno ou dias. Sempre que a criança frequentar o turno diferente daquele que está inscrita, indicará hora extra para esse dia.

2.Uniforme:

2.1O uso de uniforme é obrigatório a partir do Maternal I, nas dependências da Lúdica e nas atividades externas.

2.2Nas sextas-feiras e nas festas de aniversário, realizadas nas dependências da Lúdica, o uso do uniforme é dispensado.

2.3Solicitamos que os uniformes venham identificados com o nome da criança.

2.4Informações sobre aquisição do uniforme na recepção da escola.

2.5Durante os meses de janeiro e fevereiro as crianças estarão liberadas do uso do uniforme.

3.Alimentação:

A alimentação é elaborada por nossa cozinheira sob orientação sistemática de nutricionista, promovendo refeições saudáveis e ricas em nutrientes para as crianças.

3.1Plano de alimentação:

– Turno Integral: lanche, almoço, lanche, jantar e lanche*;
– Turno Semi- Integral: almoço, lanche, jantar e lanche*;
– Turno Manhã: lanche e almoço;
– Turno Tarde: lanche, jantar e lanche*.

* Este lanche será oferecido para as crianças que permanecem na escola até às 19h30min.

3.2Berçário: para as crianças de zero até um ano de idade, será elaborado o programa de alimentação de acordo com a prescrição do pediatra, desde que dentro das condições oferecidas, ou seja, não ultrapasse a quantidade fixada para o turno e os horários estabelecidos.

3.3Mamadeira: será oferecida às crianças de zero a dois anos, mamadeira de leite integral, nos horários previamente combinados com pais e nutricionista.

3.4Lanche extra: o fornecimento de leite fora dos horários normais implicará pagamento de seu valor separado.

3.5Almoço extra: em caso de necessidade, as crianças do turno da tarde poderão almoçar na escola, desde que a intenção seja comunicada com antecedência, até às 10 horas da manhã do mesmo dia. O valor referente será cobrado na mensalidade do mês seguinte.

3.6As crianças que almoçarem na escola deverão chegar até às 11 horas.

4.Material:

Para o material escolar será cobrado uma taxa nos meses de março e julho.

4.1Material de uso individual: será solicitado no momento da cobrança da taxa e deverá ser entregue no prazo estipulado pelo Cronograma Anual.

4.2Material de higiene e farmácia de uso individual: deverá ser trazido na mochila diariamente ou poderá ficar na caixa de cada criança, sendo a reposição solicitada na agenda.

4.3Agenda: será de uso diário, considerada obrigatória e entregue a cada criança no momento da inscrição ou quando suas folhas chegarem ao fim para as crianças que já frequentam a Lúdica.

5.Objetos de Uso Pessoal:

A Lúdica não se responsabiliza por joias, brinquedos ou objetos trazidos pelas crianças.

5.1Solicita-se que a criança traga seus brinquedos e objetos de uso pessoal, sempre com o nome marcado, principalmente lençóis, cobertores, travesseiros, toalhas, casacos e fraldas de tecido.

5.2Qualquer objeto esquecido permanecerá à disposição dos senhores pais por trinta dias. O que não for procurado dentro deste prazo será doado para uma entidade carente.

6.Brinquedos:

6.1Nas segundas-feiras será reservado um momento especial para as crianças compartilharem os brinquedos trazidos de casa.

6.2Bicicletas, motocas, patins, rollers, armas, espadas e similares não serão aceitos em nenhum dia.

6.3Antes de permitir que seu filho traga um brinquedo, lembre-se que o mesmo poderá ser utilizado por várias crianças e que por mais cuidadoso que seu filho seja, ele é muito pequeno para ter a responsabilidade sobre o brinquedo e os amigos. Evite jogos sofisticados e com peças pequenas e delicadas.

7.Medicamentos:

7.1Ao ingressar na Lúdica, a criança deverá apresentar receita médica de seu pediatra com a orientação do seu antitérmico.

7.2Outros medicamentos, qualquer que seja a sua natureza, homeopáticos ou alopáticos, deverão ser acompanhados de receita médica, por determinação da Secretaria da Saúde, caso contrário, não serão administrados na Escola.

7.3Para casos de nebulização, também faz-se necessária a receita médica especificando: horário, duração, quais medicamentos e a sua quantidade.

7.4Toda criança com temperatura igual ou acima de 39º deverá ser retirada pelos pais para receber os cuidados necessários.

7.5Caso a criança esteja com doença infecto-contagiosa ou virose (estomatite, sapinho, diarreia, vômito), ou contaminada com piolhos, deverá permanecer afastada até ser liberada por seu pediatra.

8.Atividades Extras:

Realizamos periodicamente atividades extras como passeios, teatro e piqueniques.

8.1O custo destas atividades não está incluído na mensalidade e deverá ser pago antecipadamente.

8.2Serão enviadas as programações e autorizações para as atividades extras que deverão ser preenchidas, assinadas e devolvidas para que a criança possa participar.

8.3Caso a autorização não retorne no prazo solicitado ou não seja efetuado o pagamento, a criança não poderá participar da atividade.

8.4As crianças que não participarem e vierem à Lúdica, ficarão com as funcionárias disponíveis, independente da turma que frequentam.

9.Aniversários:

É permitida a realização de festas de aniversário nas dependências da Escola durante o horário das atividades, observando o que segue:

9.1A festa com “comes e bebes” deverá ser para todas as crianças da turma do aniversariante.

9.2A festa poderá contar com a presença de familiares da criança, desde que dentro da rotina de organização da Lúdica e que o número de convidados “extras” não exceda de 08 (oito).

9.3A sugestão de “comes e bebes” é calculada sobre o número de crianças. Os pais devem acrescentar para os convidados da família.

10.Aniversários fora da Lúdica:

Nos oferecemos a auxiliar na logística destas festas, entretanto há algumas combinações que precisam ser seguidas:

10.1Somente distribuiremos convites se forem para todas as crianças da turma, no caso de convidarem apenas algumas crianças, os convites deverão ser entregues fora da Escola.

10.2Caso a festa inicie em horário escolar e termine após às 19h30min, nossas educadoras não poderão permanecer no local da festa. Os pais do aniversariante deverão contratar pessoas que se responsabilizem pelas crianças após este horário.

11.Pessoas autorizadas a retirar a criança:

Deverá ser anexada à documentação da criança uma cópia (frente e verso) da carteira de identidade das pessoas autorizadas a retirar a criança da Lúdica.

11.1Em situações de emergência, será aceita autorização por escrito ou por telefone, desde que constem o nome completo e o número da carteira de identidade da pessoa autorizada.

11.2A Direção poderá entrar em contato com os pais para confirmar a autorização.

12.Atendimento de urgência:

Setenta e duas horas após ser realizada a inscrição na Lúdica, a criança passa a ter o direito aos serviços TRANSUL Emergências Médicas, dentro das dependências da Escola.

Este é um diferencial que a Lúdica oferece à suas crianças.

13.Higiene:

A Lúdica se responsabiliza por realizar os cuidados de higiene limitados às lavagens de mãos, rosto e escovação de dentes.

14.Avisos:

Todos os ofícios, avisos e comunicados serão enviados aos pais via agenda virtual.

15.Outros serviços:

Os serviços médicos, dentários, recreativos, de transporte e outros que forem oferecidos como opcionais, serão cobrados.